CDCC

Valid XHTML 1.0!

Leonardo da Vinci

de 15/04/1452 a 02/05/1519

Leonardo da VinciLeonardo da Vinci nasceu perto de Florença, no Castelo de Cloux. Leonardo teve muitos talentos, além da pintura. Trabalhou com mecânica, porém a geometria era a principal atração.

Leonardo foi educado na casao do pai, onde recebeu educação elementar e interesse pela leitura, escritura e aritmética. Em 1467, tornou-se aprendiz na pintura e escultura, adquirindo habilidades técnicas e mecânicas. Foi aceito no grêmio dos pintores em Florença em 1472, mas continuou trabalhando como aprendiz até 1477. Desenvolveu também projetos de bombas, armas militares e outras máquinas.

Entre 1482 e 1499, Leonardo estava a serviço do Duque de Milão. Seu cargo era de pintor e engenheiro. Leonardo também influenciou na arquitetura, foritficações e em assuntos militares. Foi considerado engenheiro hidráulico e mecânico.

Durante sua estada em Milão, Leonardo se interessou po geometria. Leu diversos livros, ilustrou outros tantos. Estudou a matemática Euclydiana e o Suma de Pacioli, começando suas pesquisas em geometria.

Leonardo percebeu a possibilidade de construir um telescópio e no artigo Códice Atlanticus, escrito em 1490, ele comenta que observou a  aumento da Lua . Em um outro trabalho, Códice Arundul, em 1513, ele relata que "... para observar a natureza dos planetas, abra o telhado e traga a imagem de um único planeta sobre a base de um espelho côncavo. A imagem refletida pela base mostrará a superfície do planeta que muito aumentou." Ele entendeu e compreendeu o fato de que a Lua "brilhou com a luz refletida do Sol" e explicou corretamente que "... a Lua nova é a superfície da Lua iluminada por luz."

Por volta de 1503, regressou a Florença e aconselha em um projeto a desviar o rio Arno, que passa atrás de Pisa, para auxiliar no acesso à cidade. Produziu planos para um canal, permitindo que Florença tivesse acesso ao mar. O canal nunca foi construído e nem era o rio Arno que foi desviado.

Em 1506, em Milão novamente, Leonardo retomou os trabalhos científicos, dando-lhes mais tempos do que para a pintura. Estudou e desenvolveu trabalhos em hidrodinamica, anatomia, mecânica, matemática e ótica.

Em 1513, o idioma francês foi retirado das escolas em Milão e Leonardo seguiu para Roma. Em Roma, dedicou-se a estudos matemáticos e experiências técnicas para pintura. Depois de três anos de infelicidade, aceita um convite do rei da França, dando-lhe o título de Primeiro pintor, arquiteto e mecânico do Rei. Aí continuou seus estudos até sua morte, em 1519.

Última alteração em 11/11/2004